Artigos

Esse espaço está disponível para divulgação de artigos, teses e pesquisas que tratem da história da INB, da Nuclebrás, da mineração de urânio, do enriquecimento de urânio ou de outras atividades relacionadas à produção de combustível nuclear no Brasil.

Publicações

Tipo: Artigo Científico 

Título: “As indústrias nucleares brasileiras: tecnologias, inovações e perspectivas para o século XXI” publicado na Revista Intellector, v. 16, n. 31, de 2019

Autora: Fernanda das Graças Corrêa (Pós-doutora em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Doutora em Ciência Política na área de concentração Estudos Estratégicos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Assessora de Planejamento Estratégico da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL).

Resumo: Este texto tem o propósito de apresentar a natureza inovadora das indústrias nucleares brasileiras, suas tecnologias e suas perspectivas para o século XXI. Aqui serão apresentadas e esmiuçadas quatro empresas brasileiras do setor nuclear. Fazendo uso de fontes qualitativas e entrevistas com as estatais nucleares brasileiras, busca-se compreender como, apesar de retrocessos e reduções orçamentárias, a indústria nacional deste setor sobreviveu até os dias de hoje e quais são as suas perspectivas nas varias etapas que estão envolvidas desde a prospecção e exploração de urânio até a geração de energia elétrica e exportação de tecnologias nucleares.


Artigo

  • 24/06/2021