Image

José Roberto de Alcântara e Silva

Fortaleza- CE

“Eu fiz o curso de Geologia na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e realizei um concurso da Nuclebrás no início de 1977. Na entrevista, foram abordados aspectos sobre a empresa, o que aumentou minha vontade de trabalhar lá. E eu, do Ceará, estudando em Recife, fui enviado para o Ceará (Itataia). ‘Cearense de sorte’ diziam os colegas. Entrei na empresa em fevereiro de 1977. Cheguei num dia e fui pra o campo no dia seguinte, com o compromisso de adquirir conhecimento técnico. Foram anos de muito trabalho, novos conhecimentos e a grata satisfação de ter participado desde o início das atividades de reconhecimento da Jazida de Itataia (Santa Quitéria/CE). Fui designado como coordenador do Projeto Santa Quitéria em dezembro de 2005. Hoje estou à frente da equipe que cuida da manutenção do projeto, com a expectativa de iniciar sua lavra e gerar o devido retorno econômico e social do empreendimento. Para mim, o momento mais marcante foi a emoção de atuar com a equipe da INB para levar esclarecimentos às pessoas sobre a atuação da INB no ciclo da energia nuclear, seus impactos para a população e meio ambiente.

Daqui a 30 anos, espero crescente evolução tecnológica e que a INB seja uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Acredito que a INB estará realizando toda a etapa do ciclo do combustível e não mais dependerá de recursos do governo federal. Tenho esperança que também nesse período tenhamos alcançado cada vez mais a desmistificação da energia nuclear e que a sociedade reconheça a importância do uso pacífico das tecnologias nucleares com o propósito da melhoria da qualidade de vida da população em geral.

Agradeço a todos que me apoiaram nesta caminhada na Nuclebrás e INB. Fiz amigos, aprendi e fui acolhido neste ambiente de trabalho. Desejo que este bom sentimento de realização profissional seja compartilhado por todos os colegas que comigo fazem parte de nossa empresa.”